Com o objetivo de viabilizar o ingresso em perfil do teletrabalho e para fins de atendimento a Resolução 37/CONSUNI CAPGP/UFFS/2022, estabelecemos alguns pré-requisitos mínimos para o acesso aos sistemas da universidade de maneira funcional sem deixar de lado a segurança do ambiente computacional, fundamentados nos pilares da segurança da informação que são a confidencialidade, integridade e disponibilidade.
Por meio deste manual o servidor terá acesso aos procedimentos necessários para viabilizar que suas atividades laborais sejam realizadas de seu domicílio, pois poderá baixar, instalar e configurar sistemas, além de drivers de tokens, para uso do Certificado Digital.
Os Servidores autorizados a desempenhar suas atividades de forma remota e que desejarem ter acesso aos sistemas administrativos remotamente deverão ter disponíveis os requisitos mínimos conforme elencados a seguir, e quaisquer parâmetros inferiores aos recomendados pode prejudicar a execução das atividades de forma remota.
Requisitos
- 1 microcomputador ou notebook com no mínimo 4GB de memória RAM e processador com 4 Núcleos(Core) de processamento (I3).
- Sistema operacional Windows 7 Profissional ou 10 Pro (preferencialmente), licenciado e atualizado com os últimos pacotes de segurança disponibilizado pela Microsoft.
- No equipamento que foi permitido ao servidor a retirar do ambiente de trabalho da UFFS, não poderá ser instalado nenhum software não licenciado.
- Software antivírus atualizado.
- 1 link de internet com velocidades de no mínimo 20 MBPS de download e upload.
- Acesso a VPN configurado (FAQ: https://servicos.uffs.edu.br/servicos/vpn ).
Retirada de equipamentos das dependências da UFFS
Para a retirada de equipamento das dependências da UFFS registrados em sua carga patrimonial para utilização no teletrabalho será necessário:
1) Abrir chamado no sistema https://ati.uffs.edu.br solicitando o agendamento de um Técnico de T.I. para revisar e configurar o equipamento.
2) Imprimir o documento “termo de retirada de equipamento” e entregar aos vigilantes da unidade, justificando a retirada do patrimônio da Universidade.
Retorno de equipamentos para as dependências da UFFS
Para o retorno dos equipamentos nas dependências da UFFS será necessário:
1) Abrir chamado no sistema https://ati.uffs.edu.br solicitando o agendamento de um Técnico de T.I. para revisar/configurar o equipamento para funcionamento nas redes internas.
Manutenção de equipamentos retirados das dependências da UFFS
Toda manutenção que requer intervenção física, faz-se necessário que o equipamento esteja nas dependências da Instituição e que haja uma solicitação/chamado aberto com a descrição do problema
Telefonia
Para utilizar o ramal do setor em ambiente remoto, orientamos o acesso ao seguinte tutorial: https://servicos.uffs.edu.br/tutoriais/instalacao-e-configuracao-do-aplicativo-softphone-microsip
Dúvidas
- FAQ’s e outras dúvidas pertinentes quanto ao acesso da VPN, repositório institucionais, e outros sistemas podem ser sanadas através de manuais disponíveis no portal de serviços (https://servicos.uffs.edu.br).
- ATI (https://ati.uffs.edu.br): Pelo sistema de chamados há uma equipe capacitada para auxiliar em dúvidas/problemas.
Informações adicionais
1) Verifique a qualidade de sua internet: Acesse o link http://speedtest.uffs.edu.br/ e clique em Start.
Recomendado:
Download > 20 MBPS (Velocidade para baixar aquivos)
Upload > 20 MBPs (Velocidade para carregar aquivos)
Ping < 40 ms (Média do tempo de resposta)
Jitter < 10 ms (Variação do tempo de resposta ao longo do teste)
Caso o resultado apresentado esteja em desacordo com o recomendado, orientamos que verifique a qualidade da internet junto ao seu provedor, pois o trabalho em condições inferiores a esses parâmetros pode ser prejudicado.