A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) vêm assumindo um papel cada vez mais relevante dentro das Organizações Públicas Brasileiras, e na UFFS, este cenário não poderia ser diferente. Além da transversalidade e da permeabilidade que essa área possui sobre todos os demais segmentos de atuação, a Transformação Digital tem exigido que a Tecnologia da Informação e Comunicação esteja cada vez mais incorporada à estratégia corporativa – arrastando consigo o redesenho de estruturas organizacionais, serviços e negócios. Assim, podemos dizer que o conceito de TIC como provedora de serviços de mero suporte às atividades corporativas está solidamente sendo substituído pelo conceito de TIC como parte do negócio e essencial à definição e execução da estratégia e sucesso organizacional.
Por outro prisma, as tecnologias digitais também estão mudando radicalmente a maneira como os cidadãos vivem, trabalham, consomem serviços e interagem. A capacidade da instituição de responder à transformação digital em andamento e produzir processos e serviços mais inclusivos, convenientes e colaborativos é crucial para garantir a confiança dos cidadãos (OCDE, 2018).
No contexto do chamado “novo normal” as pessoas agora estão trabalhando e estudando remotamente, isso em todas as áreas do ecossistema corporativo. Essa estratégia não funciona sem processos digitalizados em um modo seguro e confiável. Essa realidade abrange um amplo espectro de partes interessadas (força de trabalho, pares de governo, fornecedores, parceiros, comunidade, etc.), de forma individual ou em equipes. Assim, temas como comportamento (independência de localização), experiência (pessoas no centro) e privacidade (mudança do perímetro de segurança) estão em alta.
Essa nova realidade exigirá um reposicionamento de conceitos, processos, estruturas e capacidades organizacionais de TIC. Num ambiente volátil é vital ter as habilidades, capacidades, técnicas, processos operacionais e sistemas para se adaptar constantemente aos padrões de mudança. Daí a importância sempre presente do planejamento como medida de garantia do constante alinhamento entre estratégias (internas e de Governo), gerenciamento de expectativas e entrega de resultados.
Nesse cenário, o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) emerge como o instrumento que permite acompanhar e direcionar a atuação da TIC – internalizando o direcionamento estratégico corporativo para o nível tático e reportando as estratégias de TIC desenvolvidas para atender às necessidades e cumprir os objetivos requeridos. O PDTIC torna-se também ferramenta de apoio à tomada de decisão e à orientação do gestor de TIC quanto ao planejamento e gestão de recursos e da capacidade.
Neste sentido, o art. 4° do Decreto 7.579/2011, Educação, incumbe ao órgão:
- Coordenar, planejar, articular e controlar as ações relativas aos recursos de tecnologia da informação;
- Fornecer subsídios ao Órgão Central do SISP para a definição e a elaboração de políticas, diretrizes e normas gerais relativas ao SISP;
- Cumprir e fazer cumprir, por meio de políticas, diretrizes, normas e projetos setoriais, as políticas, diretrizes e normas gerais emanadas do Órgão Central do SISP;
- Participar de encontros de trabalho programados para tratar de assuntos relacionados ao SISP.
Nessa linha, dentre os diversos instrumentos legais aplicáveis às atividades de TIC, o recente Decreto n° 10.332, de 28 de abril de 2020, que instituiu a Estratégia de Governo Digital para o período de 2020 a 2022 no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, trouxe em seu art. 3° a obrigação legal tácita de que os órgãos federais devem desenvolver e manter um conjunto mínimo de instrumentos de planejamento para suportar a Estratégia de Governo Digital – dentre estes o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação.
Além disso, na forma do art. 6° da Instrução Normativa SGD/ME n° 01, de 04 de abril de 2019, a existência de um PDTIC vigente é um dos requisitos de programação estratégica requerido para a efetivação de contratações de Tecnologia da Informação e Comunicação. Portanto, para além da conformidade com a gestão e governança corporativas, a elaboração e manutenção de um PDTIC é um dever jurídico-legal advindo do princípio fundamental do planejamento (inc. I do art. 6° do Decreto-Lei n° 200/1967) e que deve ser observado por todas as organizações da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.
Conforme publicação das Portarias 2456/GR/UFFS/2022 https://www.uffs.edu.br/atos-normativos/portaria/gr/2022-2456 e 2457/GR/UFFS/2022 https://www.uffs.edu.br/atos-normativos/portaria/gr/2022-2457 , equipe de elaboração do PDTIC é a responsável pela produção deste planejamento, monitoramento e controle, o Comitê de Governança Digital é o responsável pela aprovação do mesmo e o representante máximo da instituição por publicá-lo. A elaboração deste planejamento, teve início ainda em 2022 e agora chegamos nas fases de inventário das necessidades e diagnóstico das TICs.
Estamos na fase de Diagnóstico de TIC, que tem como objetivo produzir uma auto avaliação da capacidade e da eficácia da TIC – identificando lacunas de desempenho e os pontos fortes e fracos – e definir uma estratégia para fornecer o valor esperado. Nessa será realizado um diagnóstico da TIC como passo necessário para o entendimento da situação atual e identificação das lacunas críticas, incluindo análise SWOT; análise do portfólio de recursos, serviços e aplicações; análise do modelo operacional e e análise da capacidade.
Para esta fase de diagnóstico, 4 questionários serão submetidos para 4 públicos distintos: chefias, servidores, discente e comunidade. Cada questionário terá questões e assuntos pertinentes à relação deste público com a universidade. Os questionários são:
- Questionário para as chefias o qual se destina aos titulares das 21 unidades com recursos orçamentários na UFFS. O questionário ficará aberto até dia 15/03/2023 recebendo respostas. É importante ressaltar, que as respostas devem representar a opinião da unidade.
- Questionário para os servidores da UFFS que poderá ser acessado pelos servidores ao utilizar o SIPAC ou SIGRH a partir de lembretes na tela de autenticação nestes sistemas. Também serão notificados via e-mail.
- Questionário aos alunos da UFFS que poderá ser acessado pelo aluno ao se autenticar no Portal do Aluno, seja no SIGAA ou no PA do SGA/SGP.
- Questionário para a comunidade da UFFS que poderá acessar o mesmo a partir da notícia no site uffs.edu.br que vinculará a campanha do PDTIC;
- Estes 3 últimos questionários também poderão ser acessados via QRCODE que estará disponível em cartazes que serão fixados nos locais de circulação nas instalações da UFFS.
Informamos ainda, de que neste período de inventário e diagnósticos, a equipe de elaboração do PDTIC estará atendendo à dúvidas e questionamentos, todas as terças feiras, das 14 às 15hs, via WEBEX, na sala https://uffs.webex.com/meet/seti e também pelo e-mail seti@uffs.edu.br.