Em caso de suspeita de DTA nos serviços de alimentação da UFFS (Restaurantes Universitários e Cantinas), deve-se seguir o fluxo* abaixo:
- Registro da ocorrência (recebimento de relato dos usuários e preenchimento do Formulário de Investigação de DTA);
- Notificação a cessionária (caso o registro não seja feito diretamente a ela);
- Encaminhamento do usuário;
- Medidas de prevenção e controle imediatas (RU);
- Notificação a Vigilância Sanitária local;
- Encaminhamento de amostras para análise;
- Acompanhamento dos casos.
A ordem pode ser alterada de acordo com a gravidade do estado do usuário, importando que todas as etapas mencionadas se efetivem no levantamento e encaminhamento do caso.
Registo da ocorrência
O registro da ocorrência deve ser feito mediante o preenchimento do “Formulário de investigação de DTAs”. Deve ficar sob a guarda da equipe de fiscalização dos serviços de alimentação local, sendo utilizado como registro institucional, bem como para repasse de informações a Vigilância Sanitária local.
Encaminhamento do usuário
Em casos de sintomas leves a moderados persistentes, os usuários poderão ser orientados a procurar o serviço de saúde do município, cujos contatos e endereços serão disponibilizados pela fiscalização dos serviços de alimentação da UFFS de cada local. Em casos de sintomas graves ou outros que incapacitem a busca do serviço pelo próprio usuário, a empresa contratada pelo serviço de alimentação da UFFS deverá contatar o SAMU local ou providenciar a ida do usuário até o serviço de saúde, em casos mais extremos.
Medidas de prevenção e controle imediatas
A fim de que se interrompa a propagação do surto a equipe de fiscalização local dos serviços de alimentação da UFFS deve, junto as empresas contratadas, tomar e/ou orientar para que se tomem as seguintes medidas:
- evitar que os alimentos suspeitos continuem a ser consumidos, distribuídos e comercializados;
- orientar quanto a mudança no processo de manipulação, produção, acondicionamento, armazenamento e /ou conservação do alimento;
- realizar busca ativa de outros casos;
- manter informada a(s) unidade(s) de saúde ou demais serviços sobre o andamento da investigação;
- repassar informações ao público.
Notificação a Vigilância Sanitária local
Identificado mais de um registro de suspeita de DTA, com características comuns, a Vigilância Sanitária deve ser notificada, de acordo com metodologia estabelecida por cada local.
Encaminhamento de amostras para análise
Identificada a possibilidade de surto, as amostras dos alimentos suspeitos deverão ser encaminhadas para análise laboratorial. As equipes de fiscalização dos serviços de alimentação da UFFS poderão decidir junto a cessionária se todos os alimentos deverão ser analisados ou apenas ou suspeitos, devendo os custos da análise ficar a cargo das empresas contratadas.
Acompanhamento dos usuários
As equipes de fiscalização dos serviços de alimentação da UFFS e as empresas contratadas para prestação destes serviços deverão monitorar a evolução do quadro dos comensais que registram a suspeita de DTA. O acompanhamento pode ser via e-mail, telefone, ou outros julgados pertinentes.
Preenchimento de formulário e Envio de amostras
Para o envio de amostras (alimentos) coletar as mesmas e mantê-las refrigeradas até envio ao laboratório. Para envio pode ser por transportadora e/ou Rodoviária, onde as amostras devem estar armazenadas em uma caixa isotérmica com bastante gelox e/ou gelo. Importante salientar que as amostras encaminhadas deverão entrar em análise até 72 horas após a coleta.