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Drive compartilhado para a Unidade / Setor

25/01/2024› Google Drive

Tutorial original google: Criar um drive compartilhado

O que é um Drive Compartilhado

  • Definição: Um Drive Compartilhado (Shared Drive) é um espaço no Google Drive onde os arquivos pertencem à equipe (unidade/setor/Projeto/Curso), e não a um usuário individual. Google for Developers+2Google for Developers+2
  • Vantagens principais: permite colaboração organizada, centraliza documentos importantes do setor, garante que dados permaneçam acessíveis mesmo quando colaboradores deixam a unidade.

Considerações e Pré-requisitos Importantes

Antes de criar um Drive Compartilhado, alguns pontos precisam estar bem claros:

  1. Permissão para criar
    • Nem todas as contas têm permissão para criar um Drive Compartilhado: somente contas de setores possuem o recurso de criar novo drive compartilhado habilitado.
    • Isso significa que a criação deve ser feita por uma conta institucional (principal) da unidade/setor (ex: pró-reitoria, secretaria, coordenação, direção).
  2. Padrão de nomenclatura
  3. Administradores do Drive
    • A conta que cria o Drive deve atribuir acessos de “Administrador” para contas-chave (chefia, gerência, outras instâncias) para garantir gestão. servicos.uffs.edu.br+1
    • Pode haver mais de um administrador por Drive, o que é recomendado para redundância e segurança. servicos.uffs.edu.br
  4. Limites de armazenamento e estrutura
    • Drives Compartilhados têm limites técnicos: por exemplo, há restrições para profundidade de pastas (“folder-depth”) para evitar hierarquias muito profundas. Google for Developers
    • Também há limite de itens (arquivos + pastas + atalhos) por Drive. Google for Developers
    • Esses limites devem ser considerados no planejamento da estrutura das pastas para evitar problemas futuros.
  5. Controle de compartilhamento
    • É possível definir restrições para download, impressão ou cópia de arquivos por usuários, se necessário, usando configurações avançadas. Google for Developers
    • Além disso, há uma configuração no Admin Console para permitir (ou não) que Managers de conteúdo possam compartilhar pastas dentro do Drive.

Passo a Passo para Criar um Drive Compartilhado

  1. Acesse drive.google.com no computador.
  2. À esquerda, clique em Drives compartilhados.
  3. Na parte superior esquerda, clique em NOVO.
  4. Digite um nome para o drive compartilhado, seguindo o padrão de nomenclatura.
  5. Clique em Criar.

Adicionando uma conta como Administrador

Exige o acesso Administrador

  1. À esquerda, clique em um Drives compartilhados.
  2. Encontre o drive e clique com o botão direito do mouse (ou clique em “Mais ações” – 3 pontinhos) e clique em Gerenciar participantes.

3. Digite a(s) conta(s) e ao lado do nome da conta, selecione o nível de acesso – ADMINISTRADOR.

4. Clique em Concluir.

Alterando o nível de acesso de uma conta

Exige o acesso Administrador

  1. À esquerda, clique em um Drives compartilhados.
  2. Encontre o drive e clique com o botão direito do mouse (ou clique em “Mais ações” – 3 pontinhos) e clique em Gerenciar participantes.

3. Encontre a conta e selecione o nível de acesso desejado ou Remover acesso.

4. Clique em Concluir.

Você pode voltar em Gerenciar participantes a qualquer momento para mudar papel (ex: de “Writer” para “Organizador”) ou remover alguém. servicos.uffs.edu.br

É importante documentar quem são os administradores e manter uma governança clara, para evitar perda de acesso ou problemas futuros.

Dúvidas frequentes:

  1. Quem criará o Drive Compartilhado:
    • A criação de drives compartilhados será realizada pelos administradores ou chefes de departamento responsáveis pelas contas das Proreitorias, Secretarias, Coordenações e/ou Direções dos Campi. Para comissões, conselhos, gabinete, auditorias, procuradorias, etc., a responsabilidade recai sobre as contas específicas dessas entidades.
    • Acessar o tutorial:
  2. Contas dos Setores e Drives Compartilhados:
    • As contas dos setores podem ser usadas para armazenar arquivos e dados sensíveis específicos do setor, os quais não há necessidade de compartilhamento com as demais contas.
  3. Quem você pode adicionar a um drive compartilhado
    • Você pode adicionar qualquer pessoa na sua organização como participante de um drive compartilhado.

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