Portal de Serviços

Como cadastrar-se como assinante externo no SIPAC

29/03/2021Usos dos sistemas...

1. Acessar o portal https://sipac.uffs.edu.br/public/jsp/portal.jsf e clicar na opção “Assinantes Externos”

2. Caso ainda não possua cadastro, utilizar a opção “cadastrar”.

3. Preencher o Formulário de Cadastro (preencher todos os campos obrigatórios, anexando o Termo de Concordância e Veracidade* e os documentos pessoais comprobatórios);

* O Termo de Concordância e Veracidade deve ser impresso, assinado de próprio punho, digitalizado e anexado ao sistema.

Algumas informações importantes sobre os dados de cadastro:

a) Área Relacionada: Nesse campo deve ser selecionada a área que irá avaliar o pedido de cadastro de assinante externo. Essa área deve ser selecionada de acordo com o tipo de documento que será assinado.

b) E-mail: O e-mail é utilizado como login, deve-se colocar um e-mail válido para receber as informações sobre o sistema.

c) Arquivo de documento oficial com CPF: Deve-se adicionar um documento que contenha essa informação, exemplo: CNH, CREA, CRM etc.

d) Arquivo de Selfie: Adicionar uma fotografia em que seja possível ver rosto e o documento oficial com CPF fornecido no formulário de cadastro. É importante que a selfie seja nítida e clara para que a validação possa ser realizada.

e) Arquivo de Termo de Veracidade: Esse termo deve ser lido, impresso, assinado, escaneado e inserido como anexo nessa opção.

f) Outros documentos: Caso se faça necessário a pedido da unidade que solicitou a assinatura externa, algum outro documento pode ser anexado aqui para auxiliar na comprovação da veracidade dos dados.

g) Senha: A senha deve possuir pelo menos 6 caracteres, com no mínimo 1 letra minúscula, 1 letra maiúscula e 1 digito e não possuir espaços.

4. Ao terminar o cadastro o acesso ficará pendente de autorização, que é realizado por servidores da instituição, ao final caso não tenha nenhum problema com os dados será possível entrar no sistema para realizar assinatura em documentos.

5. Após confirmado o cadastro, o assinante externo deverá comunicar, por mensagem de correio eletrônico à unidade administrativa da UFFS que encaminhou as orientações, a fim de que a solicitação de cadastro de assinante externo seja analisada.

6. A unidade administrativa realizará a análise do cadastro, e encaminhará, por mensagem de correio eletrônico, a autorização ou a negativa* do cadastro, neste último, indicando-se o motivo ou a pendência que resultou na recusa do cadastro.

* Em caso de recusa ou pendência, será indicado o motivo para tal decisão, bem como as adequações que devem ser realizadas.

7. Após habilitado como assinante externo, o indivíduo poderá acessar e assinar documentos produzidos no sistema, por meio do seguinte link (https://sipac.uffs.edu.br/public/jsp/portal.jsf). Para isso:

a) Entrar no sistema clicando na opção Assinantes Externos:

* IMPORTANTE: O login, bem como o cadastro de assinantes externos é feito exclusivamente através da opção ASSINANTES EXTERNOS da imagem anterior. É possível perceber que existe um botão Login no canto superior esquerdo da tela, essa opção é apenas para o login de servidores e não funciona para o acesso de assinantes externos.

Após clicar na opção ASSINANTES EXTERNOS, na tela mostrada, deve digitar o e-mail e senha cadastrada e clique em Entrar, a tela que segue será mostrada:

9. Através dessa interface é possível realizar assinaturas. Caso o usuário tenha algum documento que tenha sido cadastrado com a sua assinatura como pendente, ele será mostrado como segue:

10. Para realizar a assinatura deve clicar no ícone ao lado do documento, e no menu que abre escolher a opção “Assinar documento” a tela que segue irá ser exibida:

11. Basta “assinar” (colocar a senha de acesso) que o documento será considerado assinado digitalmente com assinatura simples para uso na instituição.

12. É possível verificar o documento clicando no filtro de “Documentos Pendentes de Assinatura” para “Documentos Assinados” na opção e em seguida “Documento detalhado” o documento é mostrado como segue (os dados foram ocultos por questões de segurança):

13. No canto superior é possível gerar o arquivo PDF do documento para impressão.

Está com dificuldade ou deseja solicitar atendimento?

Este artigo fui útil?

Avenida Edmundo Gaievski, 1000
Cx Postal 253, CEP 85770-000

Links úteis