A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) desempenha um papel estratégico no suporte às atividades acadêmicas e administrativas em uma universidade. Na UFFS, os serviços de TIC são fundamentais para garantir o funcionamento de sistemas institucionais, a segurança da informação, a conectividade da comunidade acadêmica e a disponibilidade de ferramentas digitais que viabilizam o ensino, a pesquisa e a extensão.
Neste local, estão listados os principais serviços de TIC disponibilizados pela SETI, permitindo aos estudantes, professores e técnicos administrativos encontrar rapidamente as soluções tecnológicas disponíveis e as orientações necessárias para utilizá-las de maneira adequada.
Rede e conectividade
Conjunto de descrições e tutorias para acesso às redes sem fio disponibilizadas na UFFS. (rede UFFS para servidores e acadêmicos, UFFS-SemFio para visitantes, rede eduroam para acesso da comunidade nacional e internacional de educação e pesquisa).
- Links de acesso aos tutoriais: https://servicos.uffs.edu.br/servicos/redes
- Gestor/responsável: Diretoria de Infraestrutura de Tecnologia da Informação (DITI)
- Reporte de erros, dúvidas ou sugestões: Sistema de Atendimento de TI (https://ati.uffs.edu.br/)
Acesso Remoto – VPN
O acesso remoto por meio de Rede Virtual Privada (VPN) permite aos servidores da UFFS se conectar a rede privada da Universidade remotamente a partir de qualquer conexão de rede disponível, em qualquer lugar do mundo. Uma vez conectado a VPN será possível acessar serviços restritos, como periódicos eletrônicos, bases de dados, sistemas corporativos e outros.
- Links de acesso aos tutoriais: https://servicos.uffs.edu.br/servicos/vpn
- Gestor/responsável: Diretoria de Infraestrutura de Tecnologia da Informação (DITI)
- Reporte de erros, dúvidas ou sugestões: Sistema de Atendimento de TI (https://ati.uffs.edu.br/)
Google Workspace
O Google Workspace for Education é um conjunto de ferramentas de produtividade baseado na nuvem que ajuda escolas, faculdades e organizações de educação domiciliar a fornecer um ambiente de aprendizagem mais eficaz e seguro. Ele inclui aplicativos como Gmail, Documentos, Planilhas, Apresentações, Meet, Classroom, Chat, Drive de armazenamento e Tarefas.
- Links de acesso aos tutoriais: https://servicos.uffs.edu.br/servicos/google-workspace
- Gestor/responsável: Diretoria de Infraestrutura de Tecnologia da Informação (DITI)
- Reporte de erros, dúvidas ou sugestões: Sistema de Atendimento de TI (https://ati.uffs.edu.br/)
Lista telefônica
Serviço criado para facilitar a comunicação entre servidores, setores e a comunidade externa. Nela, são apresentados os números de telefone/ramais dos setores e servidores da UFFS. Ainda, ao pesquisar pelo nome do servidor, são apresentadas marcações informando se o servidor está em férias em licença.
- Links de acesso aos tutoriais: https://servicos.uffs.edu.br/servicos/lista-telefonica
- Gestor/responsável: Diretoria de Infraestrutura de Tecnologia da Informação (DITI)
- Reporte de erros, dúvidas ou sugestões: Sistema de Atendimento de TI (https://ati.uffs.edu.br/)
Site institucional
Em 2025, foi disponibilizado o novo site institucional da UFFS. Este novo portal está focado nas atividades fim da instituição, estando mais moderno e alinhado as necessidades institucionais. Neste sentido, a SETI criou e disponibilizou tutoriais para os conteudistas do site.
- Links de acesso aos tutoriais: https://servicos.uffs.edu.br/servicos/novo_site_institucional
- Gestor/responsável: Secretaria Especial de Tecnologia e Informação (SETI)
- Reporte de erros, dúvidas ou sugestões: Sistema de Atendimento de TI (https://ati.uffs.edu.br/)
Plataforma de Acervo arquivístico
A Plataforma de Acesso ao Acervo Arquivístico da Universidade Federal da Fronteira Sul disponibiliza uma pequena parte do acervo permanente da Instituição, que, pelo seu valor histórico, probatório e informativo, está acessível para consulta pela comunidade interna e externa da UFFS. Isso permite que informações da Universidade sejam utilizadas como subsídio para estudos e pesquisas, fortaleçam sua valorização enquanto agente de transformação social e possibilitem que a população conheça melhor a trajetória de sua criação e consolidação na Mesorregião Fronteira do Mercosul.
O acesso como conteudista neste sistema é restrito aos servidores do Departamento de Gestão Documental (DGDOC). No entanto, todos podem contribuir com o acervo da UFFS enviando reportagens ou fotografias sobre a instituição, bem como sugerindo a digitalização de documentos que poderiam ser disponibilizados na plataforma. As contribuições podem ser enviadas para o e-mail: arquivopermanente@uffs.edu.br.
- Link de acesso ao serviço: https://acervo.uffs.edu.br/
- Gestor/responsável: Departamento de Gestão Documental (DGDOC)
- Reporte de erros, dúvidas ou sugestões: Pelo e-mail do Departamento de Gestão Documental (DGDOC) – seti.dgdoc@uffs.edu.br
Gestão da operacionalização dos procedimentos de gestão de documentos no SIPAC – Protocolo: Mesa Virtual
O Módulo Protocolo: Mesa Virtual do SIPAC, é o sistema informatizado que operacionaliza os procedimentos de criação e tramitação de documentos e processos administrativos na UFFS. O Departamento de Gestão Documental administra, orienta e monitora as funcionalidades de cadastro de documentos e processos, criação de tipo de documento e tipo de processo, classificação de documentos e processos, e presta atendimento aos usuários em relação à utilização do módulo.
- Links de acesso aos tutoriais/manuais: https://servicos.uffs.edu.br/servicos/protocolo-mesa-virtual-manuais-e-tutoriais e https://servicos.uffs.edu.br/servicos/protocolo-mesa-virtual-informativos
- Gestor/responsável: Departamento de Gestão Documental (DGDOC)
- Reporte de erros, dúvidas ou sugestões: Pelo e-mail do Departamento de Gestão Documental (DGDOC) – seti.dgdoc@uffs.edu.br